Olá! Que bom que você está aqui em nosso site. Se você já é um de nossos seletos clientes, ótimo, em que podemos lhe ajudar?

Se pretende ser, esperamos atendê-lo nas dúvidas relativas a locação, compra ou venda, para que alugando através da VHD Imóveis tenha segurança e satisfação.

Respostas para algumas das perguntas e dúvidas mais frequentes sobre aluguel e compra e venda de imóveis

Qualquer outra dúvida ou sugestão clique aqui


Busca rápida na base de dicas / FAQ


Ao fazer a escolha do imóvel que lhe atenda, certifique-se sobre sua disponibilidade, através dos nossos contatos aqui no site.
Deverá ser preenchida a ficha de cadastro (clique aqui) e anexada as cópias dos documentos conforme apresentados nas questões seguintes (respondendo suas dúvidas) e os enviando por email, a ser confirmado por quem lhe atender.
Pessoa Física Solteira:
Cópia do RG e CPF; Comprovante de residência (água, luz, condomínio, IPTU, etc..);Comprovante de rendimentos (contracheque, declaração de IR) no valor igual ou superior a 03 vezes o valor da locação, Certidão negativa do SPC ou Serasa (requerida na CDL na cidade de Viçosa ou de origem).


Pessoa Física Casada:
Cópia do RG e CPF de ambos os cônjuges, Cópia atualizada da certidão de casamento,Comprovante de residência (água, luz, condomínio, IPTU, etc..); Comprovante de rendimentos (contracheque, declaração de IR, extrato bancário) no valor igual ou superior a 03 vezes o valor da locação (renda do casal poderá ser somada), Certidão negativa do SPC ou Serasa (requerida na CDL na cidade de Viçosa ou de origem)


Se aposentado(a):
Cópia do cartão e ou 03 últimos extratos bancários
Fiador, Poupança Caução (sob análise) Cartão de crédito: CredPago, Intermediam ou Ucred (garantia locatícia através do cartão de crédito).
02 fiadores. Se forem casados as esposas também assinam o contrato de locação.
Pessoa Física Solteira:
Cópia do RG e CPF; Comprovante de residência (água, luz, condomínio, IPTU, etc..); Comprovante de rendimentos (contracheque, declaração de IR) no valor igual ou superior a 03 vezes o valor da locação, Certidão negativa do SPC ou Serasa (requerida na CDL na cidade de Viçosa ou de origem)


Pessoa Física Casada:
Cópia do RG e CPF de ambos os cônjuges, Cópia atualizada da certidão de casamento, comprovante de residência (água, luz, condomínio, IPTU, etc..); Comprovante de rendimentos (contracheque, declaração de IR, extrato bancário) no valor igual ou superior a 03 vezes o valor da locação. A renda do casal poderá ser somada.

Certidão negativa do SPC ou Serasa (requerida na CDL na cidade de Viçosa ou de origem)
Através de garantia pelo cartão de crédito do locatário ou seu garantidor (um parente ou amigo de qualquer lugar do Brasil), escolha a empresa de sua preferência pelo site, (www.credpago.com.br ou www.intermediam.com.br), para simular a garantia do contrato, encaminhando a VHD Imóveis o resultado da análise cadastral, para que seja dada a continuidade do processo de locação.
De acordo com a Lei do Inquilinato (art. 46 e seguintes), o contrato de locação residencial é feito pelo prazo de 30 (trinta) meses.
Sim a qualquer tempo, desde que cumpra as exigências relativas a cada situação. Antes de completar 12 (doze) meses e após completados os 12 meses
Sim,proporcionalmente entre o tempo decorrido e o faltante para o término do prazo contratual.
O locatário deverá comunicar a VHD Imóveis através de formulário próprio (clique aqui), a ser encaminhado ao locador, com antecedência mínima de 30 dias o interesse na desocupação, e receberá as instruções para efetiva devolução do imóvel.
O índice aplicado é o IGPM/FGV, acumulado nos últimos 12 meses.
Havendo o interesse na continuidade da locação, novo valor e novos prazos poderão ser repactuados entre o locador e o locatário, através da VHD Imóveis.
O aluguel poderá ser pago na VHD Imóveis ou através de transferência bancária. As informações (banco, agência, número de conta) serão fornecidas ao Locatário no ato da assinatura do contrato de locação.
Todos os aluguéis têm uma tolerância de 05(cindo dias) a partir da data do vencimento, para pagamento sem multa.Evite a multa sendo pontual no pagamento.
Em caso de atraso,a multa será de 10%, juros de 1% ao mês e após 30 dias, correção monetária.
Sim. No preenchimento do cadastro para locação, poderá ser escolhida a melhor data para pagamentosendo o primeiro pagamento (aluguel, luz, condomínio, água, IPTU) proporcional aos dias.
É uma relação com todos os detalhes do imóvel, estado de conservação, pintura, piso, rede elétrica, hidráulica, mobiliário, se houver,etc, que acompanha o Contrato de locação.
Após conferência no prazo estipulado no contrato de locação, o(a) locatário (a) apresentaráas possíveis divergências para a VHD Imóveis, que fará um Termo Aditivo com a correções apresentadas.
Havendo necessidade, toda e qualquer alteração deverá ser mediante autorização prévia do locador, através da VHD Imóveis.

Sim. Qualquer reparo, conserto ou manutenção deverá ser obrigatoriamente comunicado previamente a VHD Imóveis, que tomará as providências para solucionar o problema.
Se o serviço for relativo ao uso no decorrer da locação, a despesa será do locatário. As demais, deverão ser consultadas a VHD Imóveis, que informará ao locador, para que seja abatido o valordesembolsado pelo locatário no ato do pagamento do aluguel.
Se o locatário não efetuar o pagamento na data prevista, e, antes do vencimento do segundo aluguel.
A ação de Despejo por falta de pagamento do aluguel, como do condomínio, ou IPTU, poderá ser ajuizada desde o primeiro atraso.
Casa: IPTU, seguro obrigatório, luz e água

Apartamento: Condomínio, IPTU, seguro obrigatório, luz e água


Após assinado o contrato de locação o locatário deverá se dirigir a CEMIG, localizada à Rua Dr. Milton Bandeira, 369, centro, Viçosa/MG, munido do contrato já assinado, RG e CPF originais, para solicitar a troca de titularidade da conta de energia.
Não. O pagamento mensal é feito através de boleto bancário enviado para o condomínio pela administradora, e, em alguns casos, direto na administradora ou ao síndico(a).
São de responsabilidade do locador todas as despesas previstas no art. 22, itens a I a X, § único.
São de responsabilidade do locatário todas as despesas previstas no art. 23, itens a I a XII, § 1º ,2º e 3º.
Através da Convenção de Condomínio, Regimento Interno e em alguns casos o Manual do Proprietário. Verifique na VHD Imóveis ou na administradora do condomínio a cópia de cada material para seu conhecimento, evitando assim mal entendidos.

Pela lei do Inquilinato, art. 22, § único, pode o locatário deduzir mensalmente o valor do fundo de reserva, e no mês que houver, as despesas extraordinárias e extras, atribuídas ao locador. Na data do pagamento do aluguel, leve o recibo do condomínio pago para fazer a dedução no aluguel.
De acordo com a Lei do Inquilinato, art. 22 – VIII, estando previsto em contrato, o Locador poderá repassar ao Locatário, a responsabilidade no pagamento do IPTU.
Anualmente no mês de Julho, a Prefeitura Municipal de Viçosa envia para o endereço do imóvel, a guia para pagamento do IPTU, concedendo geralmente um desconto de 7% (sete por cento) para aqueles que desejarem o pagamento à vista, até a data do vencimento. Do contrário, poderá ser pago parcelado, sem desconto, tanto nas agências bancárias como em casas lotéricas.
Se os correios não entregaram até o início do mês de junho, as guias para pagamento, a segunda via deverá ser retirada na Secretaria de Fazenda Municipal de Viçosa com endereço à Rua Gomes Barbosa, 803 - Centro, Viçosa.
Além da perda do desconto concedido pela Prefeitura Municipal de Viçosa, no ano seguinte, haverá incidência de multa de 40% mais encargos e a guia com as devidas penalidades somente poderá ser retirada na Prefeitura pelo proprietário, locador do imóvel.
Sim. Primeiramente, o interessado deverá consultar a VHD Imóveis, para saber se há concordância do locador. Estando de acordo, a nova ficha de cadastro deverá ser preenchida para análise, com a apresentação dos documentos exigidos (locatário e ou fiadores), seguindo-se os mesmos procedimentos de uma nova locação.
Geralmente as transferências de contrato são feitas quando ainda há um prazo maior a ser cumprido. (Ex.: contrato de 30 meses, sendo transferidos 12 meses restantes, ou mais)
As cláusulas serão mantidas, pois a alteração será apenas quanto a titularidade do(s) locatário(s).

Idêntico ao contrato inicial, e será transferido para o novo locatário,que terá conhecimento do estado do imóvel, assumindo-o como estiver, para ao final da locação fazer os reparos necessários
O locatário que transfere a locação deverá apresentar certidão de quitação do IPTU, condomínio e demais contas em seu nome, até a data da assinatura da transferência para o novo locatário.
Nova ficha de cadastro deverá ser preenchida para análise, com a apresentação dos documentos exigidos, seguindo-se os mesmos procedimentos de uma nova locação.
Sim, principalmente as chaves das portas de entrada, portões de garagens para a segurança do locatário.

Observações:
Garagens e portões de entrada (Somente em caso de ser uma casa).
Ainda têm dúvidas, fale conosco!